Como preencher o TRT de Crédito Rural (Fora de Época)
A seguir, veja como é realizado o procedimento detalhado do preenchimento do TRT de Crédito Rural (Fora de Época).
1. Logado no sistema, o profissional deve acessar o menu TRT → Preencher Termo de Responsabilidade Técnica;
2. Escolha o modelo CRÉDITO RURAL (Fora de época);
Para iniciar o preenchimento de um TRT, escolha a opção INICIAL.
No campo “Participação”, deve ser informado se o profissional prestou ou executou o serviço individualmente ou na companhia de outros profissionais, além de, também, informar a finalidade da obra ou serviço a ser prestado.
No campo “Descrição“, informe uma descrição do serviço/obra prestado.
3. Anexe arquivos
Antes de finalizar, é necessário anexar a “Declaração com assinatura do contratante”, a qual deve informar que o crédito rural foi concluído. Nesta declaração também deve conter as atividades realizadas.
Além da declaração, é necessário fazer o envio do “Documento do contratante”, no qual a assinatura da declaração e do documento devem ser iguais. Caso seja mais de um contrato, é necessário enviar declaração de cada contratante que irá constar no TRT.
Veja o modelo de declaração disponível no link a seguir: https://alfa.cfta.org.br/images/Declaracao_Contratante.pdf
4. Validação
Repita os caracteres disponíveis na imagem acima da caixa descritiva. É importante que os caracteres estejam conforme a imagem, respeitando as letras maiúsculas e minúsculas. Depois clique em "Cadastrar".
5. Adicione Contratos
Após a elaboração do TRT será possível adicionar os contratos. Para isso, clique na opção “Cadastrar contratos“.
6. Atividades contratadas
Preencha as abas de atividades conforme o serviço a ser prestado. Na aba “Atividade”, clique em “Escolher Atividade” para incluir a opção de “AS607- Crédito rural”. Informe a unidade de medida e a quantidade.
7. Contrato
De início temos que informar quem é o contratante e o proprietário.
8. Contratante e Proprietário
Ao inserir um CPF ou CNPJ, o sistema fará uma busca pelos contratantes previamente cadastrados. Caso ele não esteja cadastrado, um aviso será exibido, informando que o “cadastro está disponível”. Será necessário cadastrar o contratante para prosseguir com o preenchimento dos dados do contrato.
Seguindo adiante, iremos informar o CPF de um contratante já cadastrado no sistema.
9. Dados do Contrato
A próxima parte se refere aos dados do “Contrato”.
- No campo “Número do contrato” informe o número do contrato, geralmente utilizado em contratos públicos, onde sua identificação se dá através de um número;
- No campo “Celebrado em” informe a data do contrato, caso ele exista;
- Em “Início da Obra/Serviço” coloque a data em que a obra ou serviço foi iniciado;
- No campo “Previsão do Término” coloque a data de término da obra ou serviço;
- No campo “Valor do contrato” insira o valor do contrato firmado.
10. Endereço
O último campo antes da validação é o “Endereço” da obra ou serviço.
- País: Informe o País onde está sendo realizada a obra/serviço;
- CEP: informe o CEP para que o sistema automaticamente localize alguns dados básicos do endereço como Tipo, Logradouro, Cidade e UF;
- Tipo: Caso não seja retornado através da informação do CEP, uma lista de tipos de Logradouro poderá ser exibida, podendo ser selecionada uma delas;
- Logradouro: Se o logradouro não for apresentado automaticamente através da informação do CEP, digite-o de forma clara, evitando abreviaturas;
- Número: informe o número do prédio onde se localiza a obra/serviço;
Complemento: Informe o complemento da Obra/Serviço, como, por exemplo, Apto, Casa, Quadra, etc; - Bairro: Se não for preenchido automaticamente através do CEP informado, digite-o evitando abreviações;
- Cidade: Informe a cidade onde está sendo realizada a obra/serviço;
- UF: Caso não apareça automaticamente, selecione a unidade federativa onde será realizada a obra/serviço;
- Telefone: Informe o número do telefone da obra/serviço, inclusive com DDD;
Para finalizar o preenchimento, clique em “Adicionar”.
11. Boleto
Para finalizar, é necessário emitir então a guia do boleto para pagamento, no valor de R$40,00, para a análise da documentação anexada. Após a análise, será então emitido novo boleto referente ao valor da TRT em si.
O tempo padrão de análise é em torno de 5 dias úteis, podendo haver variações, caso haja necessidade de novas averiguações.
Em caso de dúvidas entre em contato conosco por meio de nossos canais de atendimento via e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo WhatsApp 0800 121 9999.