fbpx

 

O Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas (CFTA), instituído pela Lei nº 13.639, de 26 de março de 2018, é o órgão responsável por orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de Técnico Agrícola. Com sede e foro em Brasília é a entidade encarregada de realizar o registro dos profissionais e das empresas, onde eles atuam como responsáveis técnicos. Entre os compromissos do CFTA estão a guarda do Cadastro Nacional dos Técnicos Agrícolas e do Acervo de Responsabilidade Técnica. Garantir o livre exercício da profissão em suas atribuições e modalidades e zelar pela proteção da sociedade são finalidades da autarquia.

O CFTA, em 18 de fevereiro de 2020, assumiu as atividades que eram desenvolvidas pelo sistema Confea/CREAs, em relação aos técnicos agrícolas. Após quatro décadas de luta pela criação do conselho próprio, deram-se por encerradas as perseguições às quais os técnicos estavam submetidos, no corporativismo dos profissionais de nível superior, que buscavam a reserva de mercado. A partir do funcionamento do CFTA, o respeito integral à legislação que regulamenta a profissão passou a prevalecer e, assim, fez surgir uma nova realidade.

Graças a uma gestão focada nos princípios de transparência, economia e eficiência, os Técnicos Agrícolas hoje contam com atendimento diferenciado e custos reduzidos, nas taxas e anuidades. Além disso, os profissionais dispõem de mais rapidez e segurança para o desempenho de suas atividades: o Sistema de Informação do Técnico Agrícola (SITAG) https://servicos.sitag.org.br reúne todos os serviços necessários ao exercício da profissão. A plataforma digital pode ser acessada, facilmente, pelo celular, ipad ou computador, a qualquer momento, no campo, na cidade e no interior.

O registro do Técnico Agrícola no CFTA significa valorização profissional e segurança para trabalhar, conforme os direitos e deveres estabelecidos pelas leis que regulamentam a profissão.

 

MISSÃO

Orientar, normatizar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de técnico agrícola. Zelar pela sua dignidade e independência; pelo respeito e pela valorização das suas prerrogativas legais.

VISÃO

Ser reconhecido como um Conselho Profissional de referência no País, 100% digital, comprometido com a prestação de serviços eficientes e de excelência, com a proteção da sociedade e com a valorização e desenvolvimento da profissão.

VALORES

Responsabilidade com a profissão; Uso responsável e racional dos recursos; Diálogo com a categoria e com a sociedade; Ética; Respeito aos princípios de liberdade econômica; Integridade; Transparência.