Primeira entidade de Técnicos Agrícolas do Brasil, ATARGS empossa nova diretoria rumo aos seus 85 anos

A história e o futuro da representação agrícola se encontraram no último dia 05 de fevereiro de 2026, em Porto Alegre. Durante o IV Encontro Nacional de Lideranças dos Técnicos Agrícolas — evento organizado pela FENATA, com apoio do CFTA —, a Associação dos Técnicos Agrícolas do Rio Grande do Sul (ATARGS), a entidade pioneira e mais antiga da categoria no país, empossou sua nova Diretoria Executiva e Conselho Fiscal. Na mesma ocasião, também assumiu a nova gestão da ATAGRO (Associação Gaúcha das Empresas Agropecuárias).
As eleições registraram um resultado expressivo, refletindo a confiança maciça dos associados e garantindo uma base sólida para a condução dos destinos institucionais. O grande destaque desta nova gestão é a formação de uma chapa inovadora: ela une a experiência de lideranças históricas à energia de novas ideias, marcando a entrada de profissionais mais jovens e a importante inclusão de duas Técnicas Agrícolas na diretoria, o que amplia a pluralidade na administração da entidade.
DIRETORIA EXECUTIVA – ATARGS
- Presidente: MÁRIO LIMBERGER
- Vice-Presidente: SADI PEREIRA
- Diretora Secretária: SÔNIA MARA LAMB
- Diretor Tesoureiro: VALDIR MONEGAT
- Diretor de Articulação Estadual: LUIS HENRIQUE RIBEIRO DUARTE
- 1º Diretor Suplente: JOÃO PAULO PORCHER
- 2ª Diretora Suplente: ECLÉCIA MARKUS
CONSELHO FISCAL
- Titular 1: DANILO MIELCZARSKI
- Titular 2: DÁRIO VIER
- Titular 3: JOSÉ ÁLVARO ANGOLINI CARDOSO
- Suplente: EDEMAR VICENTE FRANCESQUETT
Um legado de pioneirismo
Fundada em 1941 por diplomados da Escola Técnica de Agricultura (ETA) de Viamão — a primeira escola agrícola do Brasil —, a ATARGS carrega o título de primeira entidade representativa dos Técnicos Agrícolas no país. Foi a partir dela que se iniciou a organização de associações em diversos estados brasileiros, culminando na criação de sindicatos, da FENATA e, com seu apoio direto em 2018, na fundação do Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas (CFTA).
O peso de sua história reflete-se em seus fundadores, que incluem figuras de destaque na política nacional, como o ex-governador Leonel de Moura Brizola (RS e RJ), Hélio Prates da Silveira (ex-governador do DF) e Ary Rigo (ex-deputado no MS), todos formados pela histórica ETA.
Segundo o presidente do CFTA e atual presidente empossado da ATARGS, Téc. Agr. Mário Limberger, "sem a ATARGS, a categoria dos técnicos agrícolas não teria alcançado o protagonismo que possui hoje na organização associativa e na defesa da agropecuária nacional".
Atualmente, a entidade mantém sua força atuando em diversas frentes, liderando processos e decisões judiciais essenciais para garantir e ampliar os direitos dos profissionais e defender as empresas representadas nas esferas administrativa e judicial.
Rumo aos 85 anos
Prestes a completar 85 anos de fundação — marco que será celebrado em 25 de novembro de 2026 —, a ATARGS segue sendo a maior referência nacional na luta pela profissão. A partir de julho, a diretoria já inicia os preparativos para as festividades de quase um século de dedicação ao setor.
Renovação também na ATAGRO
Por sua vez, a Associação Gaúcha das Empresas Agropecuárias (ATAGRO), que representa as empresas dos Técnicos Agrícolas e organizações parceiras, atuando no desenvolvimento agropecuário do Rio Grande do Sul, tem sua diretoria executiva para o mandato de 2025 a 2028 assim constituída:
DIRETORIA EXECUTIVA – ATAGRO
- Presidente: Marcelo Limberger
- 1º Vice-Presidente: Paulo Fernando Schneider
- 2º Vice-Presidente: Leandro Carra
- Secretário: Dário Luiz Vier
- Tesoureiro: Danilo Mielczarki
- 1º Suplente: Valdir Monegat
- 2º Suplente: Daniel Holz Prestes
CONSELHO FISCAL
- 1º Titular: Mário Limberger
- 2º Titular: Moacir Marasca
- 3º Titular: Valdir Minosso
- Suplente: João Antônio Silvestre

