Homenagem do CFTA ao Dia do Agricultor
Graças ao trabalho dos agricultores, o Brasil é hoje um dos principais produtores mundiais de alimentos.
Em qualquer canto deste país, há sempre uma lavoura, seja ela implantada com uma simples enxada ou com modernas máquinas agrícolas. Em todas as partes do Brasil, há sempre um agricultor, seja ele pequeno, médio ou grande, produzindo alimentos, mesmo em condições climáticas adversas ou em situação financeira desfavorável.
Graças ao trabalho e à coragem dos agricultores, o Brasil é hoje uma potência agrícola. Por isso, nada mais justo para o Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas (CFTA) que homenageá-los neste 28 de julho, Dia do Agricultor.
“Os agricultores são grandes impulsionadores da nossa economia e contam sempre com o apoio dos Técnicos Agrícolas na assistência técnica e demais atividades. Não fosse o trabalho desenvolvido pelos agricultores, o Brasil ainda estaria importando alimentos, e boa parte de nossa população não teria o que comer”, destaca a diretoria do CFTA.
O esforço dos agricultores colocou o Brasil entre os principais produtores mundiais de soja, milho, café, algodão, suco de laranja, açúcar e frutas. A agricultura brasileira passou a ganhar projeção nas últimas cinco décadas, em decorrência da incorporação de tecnologia às atividades do campo, aliada ao solo fértil, à água em abundância e à luz solar adequada.
Além de garantir o abastecimento de alimentos para o mercado interno, o trabalho dos agricultores gera excedentes exportáveis, o que representa mais divisas e empregos para o país. “A agricultura é atualmente um setor fundamental para nossa economia. Sem o agro, não estaríamos entre as quinze maiores economias do planeta”, enfatiza a diretoria do CFTA.
Para o Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas, este 28 de julho é um dia não só de homenagem ao agricultor, mas também de reflexão sobre o papel essencial dos agricultores para o Brasil. Segundo o IBGE, o país tem 5 de milhões de propriedades rurais e a estimativa é que pelo menos 10 milhões de pessoas trabalhem na agricultura.