CFTA homenageia Dia do Pecuarista
Profissionais são responsáveis pela criação e manejo de bovinos, garantindo a produção e o fornecimento de alimentos como carnes e leite
Nesta terça-feira, 15 de julho, o Brasil comemora o Dia do Pecuarista, um dos principais responsáveis pelo êxito alcançado pelo agronegócio nacional nas últimas seis décadas. Em reconhecimento à importância da profissão, o Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas (CFTA) se soma às homenagens aos pecuaristas brasileiros.
“Os pecuaristas são profissionais fundamentais para a agropecuária brasileira e, consequentemente, para a economia nacional. Graças a eles, o Brasil tem hoje um dos maiores rebanhos comerciais de bovinos do mundo, com mais de 200 milhões de cabeças, e é um dos principais produtores globais de carnes”, destaca a diretoria do CFTA.
Uma das modalidades da profissão de Técnico Agrícola é a de Técnico em Pecuária. É através da modalidade de Técnico em Pecuária que os Técnicos Agrícolas apoiam os pecuaristas, dando assistência técnica e demais orientações necessárias ao desenvolvimento da atividade pecuária.
Quem é o pecuarista
O pecuarista se dedica à alimentação, à sanidade, à genética, à produção, à reprodução e ao bem-estar animal. Ele atua no setor agropecuário, principalmente na criação e no manejo de gado.
A principal responsabilidade do pecuarista é gerenciar e cuidar do rebanho bovino, assegurando que os animais estejam saudáveis, bem alimentados e em condições ideais para a produção de carne, leite ou outros produtos derivados.
Os pecuaristas são responsáveis, portanto, pela produção de alimentos essenciais e contribuem para o abastecimento interno e a exportação de produtos de origem animal.
“Diante da importância da profissão para o agronegócio, o CFTA não pode deixar de reconhecer o trabalho dos pecuaristas, o que envolve o cuidado com a alimentação e saúde dos animais, a gestão da propriedade e a busca por tecnologias que otimizem a produção.”
ATIVIDADES DE UM PECUARISTA
Criação e manejo
Inclui a seleção de raças, reprodução, alimentação balanceada, controle de doenças e parasitas, e manejo de pastagens e instalações.
Bem-estar animal
Monitora a saúde e o comportamento dos animais, garantindo que tenham condições adequadas de alimentação e manejo.
Gestão da propriedade
Envolve aspectos financeiros, logísticos e de recursos humanos, além da administração da fazenda.
Comercialização
Inclui a venda de gado para abate, contratos de venda de carne ou leite, e acompanhamento dos preços e demanda do mercado.
IMPORTÂNCIA DO PECUARISTA:
Alimentação
O pecuarista é fundamental na produção de alimentos como carne e leite, contribuindo para a segurança alimentar.
Economia
A pecuária é uma atividade importante para a economia, gerando empregos e movimentando a cadeia produtiva do agronegócio.
Sustentabilidade
O pecuarista também desempenha um papel importante na adoção de práticas sustentáveis, buscando o equilíbrio entre produção e preservação do meio ambiente.