fbpx

CFTA e governo de Sergipe acertam regularização dos Técnicos Agrícolas no estado

202503141

Audiência com Governador de Sergipe e mais Secretário da Agricultura com toda sua Estrutura de empresas (extensão rural, defesa sanitária e recursos hídricos e com presença do Senador Alessandro Vieira.

 

Sergipe recebeu a primeira missão do Projeto CFTA nos Estados de 2025. Nessa quinta-feira (13), o Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas teve audiências com o governador Fábio Mitidieri e com o secretário de Agricultura, Desenvolvimento Agrário e Pesca, Zeca Ramos da Silva, para tratar da regularização junto ao CFTA dos Técnicos Agrícolas do serviço público sergipano e de outros temas de interesse da categoria.

 

Além do presidente do Conselho, Mário Limberger, e do assessor institucional do CFTA, Valdir Raupp, o senador Alessandro Vieira (MDB) e os Técnicos Agrícolas Salomão Souza Floresta, conselheiro federal do CFTA e presidente da Associação dos Técnicos Agrícolas de Sergipe, e Aldo de Jesus Filho, presidente do Sindicato dos Técnicos Agrícolas de Sergipe (Sintaese), também participaram das duas audiências na quinta-feira. Nesta sexta (14), a diretoria do CFTA tem reuniões em outros órgãos do governo do estado, na Assembleia Legislativa de Sergipe e no Senar/SE.

 

Durante as audiências com o governador e o secretário Zeca, ficou acertado que a Secretaria de Agricultura regularizará junto ao CFTA a situação de todos os Técnicos Agrícolas lotados em sua estrutura e nos órgãos a ela vinculados. O registro no Conselho é obrigatório, por exigência de lei federal, para que os profissionais possam exercer suas atribuições como responsáveis técnicos por projetos e outras atividades da profissão.

 

“Seguimos trabalhando para o desenvolvimento do estado, prezando pela independência, respeito e valorização de todas as profissões”, pontuou o governador Fábio Mitidieri.

 

“Foram audiências muito boas, nas quais apresentamos algumas propostas para ajustar situações que envolvem os Técnicos Agrícolas”, disse Limberger, enfatizando que o CFTA é a autarquia federal responsável por orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de Técnico Agrícola.

 

Ainda de acordo com Limberger, o governador Fábio Mitidieri foi muito receptivo às demandas do CFTA. “Ficamos muito otimistas com os resultados da audiência com o governador, da qual participaram todos os gestores estaduais ligados ao setor rural. Temos certeza de que resolveremos todas as situações para que a categoria dos Técnicos Agrícolas possa contribuir ainda mais com o agro sergipano, garantindo segurança alimentar, sustentabilidade, renda e emprego para sua população”, enfatizou Limberger.

 

Na próxima semana – segunda (17), terça (18) e quarta-feira (19) –, a missão do projeto CFTA nos Estados estará em Salvador, onde manterá audiências com os órgãos estaduais para tratar de temas de interesse da categoria dos Técnicos Agrícolas.