Novembro Azul: Campanha incentiva homens a reforçarem cuidados com a saúde
CFTA e FENATA apoiam iniciativa que estimula a população masculina a fazer exames de prevenção ao câncer de próstata.
Se outubro é o mês em que as mulheres devem reforçar as medidas de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero, novembro é o período do ano em que os homens precisam tomar precaução contra o câncer de próstata. Para tanto, o país promove anualmente a Campanha Novembro Azul, que visa incentivar a população masculina a fazer exames preventivos contra o câncer de próstata.
Preocupados permanentemente com a saúde dos Técnicos Agrícolas, o Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas (CFTA) e a Federação Nacional dos Técnicos Agrícolas (FENATA)apoiam a Campanha Novembro Azul e apelam aos profissionais da categoria que façam os exames preventivos recomendados pelas autoridades da saúde pública.
“No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, representando cerca de 29% dos casos de câncer, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA)”, pontuam o CFTA e a FENATA.
Ainda de acordo com as duas instituições, mais de 70 mil novos casos de câncer de próstata foram estimados no Brasil em 2023. “Este número já mostra a importância de iniciativas que promovam a conscientização e o diagnóstico precoce da doença.
Entre os principais sintomas do câncer de próstata estão a dificuldade para urinar, sensação de bexiga cheia mesmo após ir ao banheiro, diminuição do jato de urina, dores na região pélvica e presença de sangue na urina ou no sêmen. Quando detectado precocemente, o câncer de próstata tem grandes chances de cura.
A recomendação médica é que, a partir dos 50 anos, homens realizem exames anuais de toque retal e dosagem de PSA (Antígeno Prostático Específico). Para aqueles com histórico familiar da doença, recomenda-se iniciar o acompanhamento a partir dos 45 anos.
Movimento voltado à saúde masculina
O movimento Novembro Azul teve origem em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina.
A campanha do Instituto Nacional de Câncer (INCA) e do Ministério da Saúde chama a atenção para o cuidado com a saúde do homem e a prevenção do câncer, especialmente o de próstata, segunda doença que mais mata homens no mundo.
O INCA recomenda que os homens estejam alertas a qualquer anormalidade no corpo e procurem o serviço de saúde o mais breve possível para realizar o diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Diagnóstico do câncer de próstata
Os exames utilizados para a investigação diagnóstica do câncer de próstata são o PSA e o toque retal. O exame de PSA tem a finalidade de medir no sangue o antígeno prostático específico, que é uma proteína produzida pela próstata e está disponível na corrente sanguínea e no sêmen. Níveis alterados dessa proteína podem indicar alterações na próstata. O toque retal possui a finalidade de avaliar o tamanho, o volume, a textura e a forma da próstata. Destaca-se que esses exames são recomendados para a investigação, mediante suspeita de câncer de próstata.
Como se proteger do câncer de próstata?
Recomenda-se a manutenção do peso corporal adequado, de modo a diminuir o risco de câncer de próstata avançado. No entanto, destacamos a importância de adotar diversos hábitos saudáveis, como: fazer atividade física, ter uma alimentação saudável, evitar bebidas alcoólicas e não fumar, para evitar o risco de doenças crônicas, dentre elas, o câncer.
Sinais de Alerta
Estar atento aos sinais do corpo também é uma forma de prevenção. Embora o câncer de próstata possa não apresentar sintomas nas fases iniciais, alguns sinais podem indicar a necessidade de avaliação médica:
-
Dificuldade para urinar;
-
Diminuição do jato de urina;
-
Necessidade de urinar com frequência, especialmente à noite;
-
Dor ou sensação de queimação ao urinar;
-
Presença de sangue na urina ou no sêmen;
-
Dor na região pélvica ou nas costas.