fbpx

“Setembro Amarelo”: CFTA apoia campanha de prevenção ao suicídio

202409091

Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas considera fundamental se engajar na iniciativa que visa a prevenir um dos mais graves casos de saúde pública.

 

Se precisar, peça ajuda!”. Este é o lema do “Setembro Amarelo® salva vidas!”, campanha de prevenção ao suicídio liderada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM). Mais uma vez, o Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas (CFTA) se soma à iniciativa, por considerá-la uma das ações preventivas mais importantes da área de saúde pública do Brasil.

Além de ser responsável por orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de Técnico Agrícola, o CFTA tem como política institucional apoiar ações que visem o bem-estar social dos brasileiros. A prevenção ao suicídio se insere neste contexto, o que nos leva a reforçar a divulgação da campanha entre os Técnicos Agrícolas”, diz o presidente do CFTA, Mário Limberger.

O “Setembro Amarelo” surgiu a partir do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, lembrado internacionalmente em 10 de setembro. Como a iniciativa ganhou força global, o mês de setembro passou a ser dedicado a ações de prevenção do suicídio, problema de saúde pública que atinge as populações urbanas e rurais em praticamente todas as faixas etárias e classes sociais.

O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e provoca grandes prejuízos à sociedade”, reforça a ABP. Segundo a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o planeta anualmente, sem contar com os episódios subnotificados. Com isso, a estimava é de que ocorram mais de 1 milhão de suicídios por ano em todo o mundo.

No Brasil, onde o “Setembro Amarelo” foi instituído em 2014, por iniciativa do presidente da ABP, Antônio Geraldo da Silva, são registrados anualmente cerca de 14 mil casos, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.

Ainda segundo a ABP, os números de suicídios estão caindo em todo o mundo. No entanto, assinala a associação, os países das Américas vão na contramão dessa tendência, com índices que não param de aumentar, conforme a OMS.

A Associação Brasileira de Psiquiatria enfatiza também que praticamente 100% de todos os casos de suicídio estão relacionados às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. “Dessa forma, a maioria dos casos poderia ter sido evitada se esses pacientes tivessem acesso ao tratamento psiquiátrico e informações de qualidade.”

A campanha “Setembro Amarelo” se propõe justamente a incentivar a prevenção, possibilitando que pessoas com tendências ao suicídio possam ser diagnosticas e tratadas corretamente.

 

202409092

O Centro de Valorização da Vida (CVV) oferece apoio emocional a quem precisa. Se você ou alguém que

conhece está passando por um momento difícil, o CVV está disponível 24h para escutá-lo.