fbpx

SOS Agro RS: CFTA e FENATA apoiam tratoraço de agricultores em Porto Alegre

202408081

 

Mobilização cobra do governo federal medidas efetivas para solucionar endividamento de produtores rurais atingidos por enchentes em maio deste ano.

 

Porto Alegre amanheceu tomada por máquinas agrícolas e produtores rurais nesta quinta-feira (8). Eram os agricultores e pecuaristas de todas das regiões do estado que foram à capital para participar do tratoraço do SOS Agro RS, movimento que cobra do governo federal medidas urgentes para socorrer o setor rural gaúcho, atingido por enchentes em maio deste ano.

A mobilização dos produtores rurais tem o apoio do Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas (CFTA) e a Federação Nacional dos Técnicos Agrícolas (FENATA). Para as diretorias do CFTA e da FENATA, é necessário que o governo federal apresente uma solução definitiva para equacionar o endividamento dos produtores gaúchos atingidos pela tragédia climática, a fim de que eles possam retomar suas atividades.

202408082

Foto: Jornal da Cidade Online

O Rio Grande do Sul é um dos principais produtores agrícolas do país, sendo responsável por parte expressiva do fornecimento de grãos e da proteína animal que garantem a segurança alimentar da população brasileira e de mais de 200 mercados mundo afora. Por isso, é fundamental que o governo federal dê uma resposta efetiva às reivindicações dos agricultores gaúchos”, ressaltam as diretorias do CFTA e da FENATA.

Após o tratoraço pelo Centro da capital, os participantes do SOS Agro RS se concentraram no Parque Harmonia, onde ocorreram palestras e debates. O principal tema da programação foi um painel para abordar as soluções trazidas pelo governo federal com a Medida Provisória 1.247, que estabeleceu descontos para dívidas rurais.

O evento reuniu parlamentares estaduais e federais e representantes de entidades como a Federação da Agricultura (Farsul), Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag-RS), Organização das Cooperativas do Rio Grande do Sul (Ocergs), Associação das Empresas Cerealistas (Acergs), Federasul, Fecomércio e Federação das Indústrias (Fiergs).

A última atividade programada para o SOS Agro RS em Porto Alegre foi uma caminhada até a Superintendência do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).