fbpx

Fuja do Fake: seja um Técnico Agrícola de verdade

202305191

Campanha institucional de valorização e fomento do registro profissional obrigatório no CFTA, fortalece o orgulho de ser Técnico Agrícola legítimo.

O Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas (CFTA) lançou nesta terça-feira, 18/05, a campanha de conscientização da importância do registro profissional de Técnico Agrícola (TA). O projeto “Não seja um Técnico Agrícola Fake” busca enaltecer aqueles profissionais que já realizaram o registro obrigatório no CFTA, contribuindo para o fortalecimento da categoria.

As resoluções CFTA nº 03/2020 e 41/2021, fundamentadas na Lei Federal nº 13.639, de 26 de março de 2018, e no Decreto Federal nº 90.922, de 06 de fevereiro de 1985, determinam que o título de “Técnico Agrícola” e o direito de exercício das atividades inerentes à profissão são exclusivamente reservados às pessoas físicas registradas no CFTA. Ou seja, além de não poder declarar-se como Técnico Agrícola, a pessoa física que estiver sem o registro ativo no CFTA não pode exercer a profissão.

Logo, caso exerça quaisquer atividades da profissão de Técnico Agrícola e não esteja registrado no CFTA, de forma ilegal, a pessoa física atua no mercado de trabalho, sem credibilidade e reconhecimento das capacidades técnicas profissionais.

 

Sinta o orgulho de ser um Técnico Agrícola legítimo!

O registro ativo no CFTA atesta a qualificação técnica do TA, valorizando-o frente às demandas do mercado de trabalho. Devidamente registrado no Conselho, o TA deve elaborar e emitir os Termos de Responsabilidade Técnica (TRTs), comprovante obrigatório que confirma a responsabilidade pelas obras ou serviços exercidos pelo profissional. Ao concluir o trabalho, o TA dará baixa no TRT no Sistema de Informações Técnicas e Administrativas (SITAG), formando um Acervo Técnico (portfólio dos serviços prestados, que materializa as experiências do profissional).

202305192

A campanha “Não seja um Técnico Agrícola Fake” ilumina a importância da regularização do profissional perante o CFTA, com vistas ao pleno e ético exercício das atividades de TA. Profissional registrado no Conselho, promove o bem-estar social, bem como incentiva o cuidado com a natureza e à própria saúde.

Registre-se no CFTA e torne-se um profissional legalizado.

Faça o seu registro de TA no Conselho: www.cfta.org.br/registropf

 

Denuncie irregularidades e fortaleça a categoria!

Valorize ainda mais a profissão, mantendo o alto nível de reconhecimento do trabalho exercido pelos TAs em todo o território nacional. Para isso, denuncie quaisquer inconsistências sobre questões relacionadas à profissão de Técnico Agrícola, clicando na imagem abaixo:

202305193