Capacitação gratuita e 100% on-line qualifica futuros Técnicos Agrícolas
CFTA orienta Técnicos Agrícolas de todo o Brasil, desde o berço da profissão, promovendo novas edições do ciclo de palestras voltadas às instituições de ensino agrícola.
Com o objetivo de fortalecer a profissão de Técnico Agrícola (TA), o Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas (CFTA) realizou novas palestras em cursos técnicos de profissionalização agrícola. De 06/04 a 04/05, a equipe de ensino do Conselho ministrou aos estudantes detalhes do perfil exigido aos TAs em todo o Brasil, bem como detalhou a importância de que efetuem o registro profissional para o livre e pleno exercício das atividades trabalhistas.
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Teresina/PI, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Alarico José de Lima de Nova Venécia/ES, o Instituto Municipal de Ensino Assis Brasil de Ijuí/RS e o Colégio Cívico-militar Pedro Viriato Parigot de Souza de Marialva/PR foram as instituições de ensino agraciadas com a qualificação proposta pelo CFTA.
As instituições de ensino, que ministram cursos voltados a atividades agrícolas, participam do ciclo de palestras organizado pelo CFTA.
A legislação profissional vigente e o percentual das principais modalidades de TA estão entre os principais tópicos abordados nos encontros promovidos pelo Conselho, ministrados de forma 100% on-line e multiplataforma. Comprovante da responsabilidade, da experiência profissional e dos serviços prestados, o Termo de Responsabilidade Técnica (TRT), documento fiscal obrigatório para o livre exercício da profissão de TA, foi apresentado aos alunos(as) das respectivas instituições de ensino.
Em uma das oportunidades, a equipe de aprendizagem do CFTA acolheu o interesse de professores em um curso para a qualificação de docentes. Para eles, um preparatório, similar à exposição feita na palestra do ciclo de ensino do Conselho, que explique a elaboração, a emissão e a baixa de TRTs, é de muito valor aos futuros profissionais. Deste modo, ao compreenderem melhor como é elaborado o termo, os próprios professores poderiam orientar prontamente os discentes sobre a importância dos TRTs.
A turma do Colégio Cívico-militar Pedro Viriato Parigot de Souza de Marialva/PR recebeu palestra 100% on-line e multiplataforma do CFTA.
Além disso, em busca de melhor conhecerem a atuação do CFTA, em determinada palestra, os alunos questionaram se o Conselho fiscalizava os profissionais que exercem atividades de TA fora dos limites do território brasileiro.A partir deste questionamento, a equipe de ensino do CFTA explicou que, por se tratar de um Conselho Federal, instituído pela Lei 13.639, de 26 de março de 2018, não está entre as atribuições do CFTA. Ou seja, o Conselho atua somente dentro dos limites de fronteira do Brasil.
Os futuros profissionais receberam, ainda, nessa série de encontros virtuais, informações sobre a possibilidade de trabalho em bancos e órgãos públicos. Entre os temas ministrados, também contribuíram para a exposição: a inauguração do CFTA e a organização da diretoria.
Caso a sua instituição de ensino tenha interesse em participar do ciclo de palestras do CFTA, em 2023, compreendendo a importância do registro no Conselho para o livre e pleno exercício da profissão de Técnico Agrícola, basta clicar no link a seguir e efetuar o cadastro: https://www.cfta.org.br/index.php/ensino/solicitacao-de-palestra