fbpx

CFTA nos Estados: Em MS, Conselho destaca assistência técnica à agricultura familiar e alinha cooperação com a AGRAER

20230425

Presidentes do CFTA, Mário Limberger, e do SINTAMS, Osvaldelino Escobar, reuniram-se com a diretoria e assessoria da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural para tratar do fortalecimento da atuação dos Técnicos Agrícolas e da Agricultura Familiar no Estado do Mato Grosso do Sul.

A importância da atuação dos Técnicos Agrícolas (TAs) na assistência técnica à agricultura familiar foi um dos principais temas do Programa CFTA nos Estados no Mato Grosso do Sul. O assunto foi tratado pelo presidente do Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas (CFTA), Mário Limberger, e pelo presidente do Sindicato dos Técnicos Agrícolas de MS (SINTAMS), Osvaldelino Escobar, durante audiência com a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (AGRAER), na capital Campo Grande.

Participaram da reunião com as diretorias do CFTA e do SINTAMS, realizada no dia 13 deste mês de abril, o diretor-executivo da AGRAER, André Nogueira Borges, a gerente Desenvolvimento Agrário e Abastecimento, Izabel Pereira, o assessor David Drummond e o responsável técnico da AGRAER no CFTA, o TA Araquem Ibrahim Midon.

202304252

Na audiência, o presidente do CFTA destacou o trabalho realizado pelos TAs na assistência técnica aos agricultores familiares do estado, o que tem contribuído para a expansão da produtividade e da produção agrícola sul-mato-grossense.

“A assistência técnica no Estado é executada majoritariamente pelos profissionais Técnicos Agrícolas”, assinalou Limberger. “A nossa categoria já mostrou que tem todas as condições de fazer um trabalho pleno de assistência técnica, com projetos e laudos, porque temos atribuições garantidas em lei e confirmadas por tribunais. Isso nos dá a condição de fazer uma assistência técnica completa.”


Cooperação técnica entre CFTA e AGRAER


A diretoria da AGRAER informou ao CFTA que pretende aumentar o seu quadro de Técnicos Agrícolas. Hoje, a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural tem cerca de 100 TAs. A expectativa da direção da AGRAER é elevar esse número para mais de 150 profissionais da categoria no atual governo de MS.

Como forma de fortalecer e valorizar ainda mais a atuação dos profissionais no estado, o presidente do CFTA propôs à diretoria da AGRAER a formalização de um termo de cooperação técnica entre o Conselho e a Agência. O acordo entre as duas instituições está sendo formatado e deve ser assinado em breve.

Um dos objetivos da cooperação é a regularização de todos os TAs da AGRAER junto ao CFTA, com a emissão de TRTs de Responsável Técnico e de TRTs de Obra e Serviço. “Esse termo de cooperação técnica é fundamental para podermos garantir um trabalho técnico com responsabilidade”, pontuou Limberger.



Reunião da Comissão Estadual de Agrotóxicos


No dia 14, o presidente do CFTA participou, como conselheiro, de reunião da Comissão Estadual de Agrotóxicos (CEA) de MS. A comissão é responsável pela análise dos processos oriundos da fiscalização da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (IAGRO).

202304251

Desde o ano passado, o CFTA faz parte do CEA-MS, juntamente com outras entidades do estado. A inclusão do Conselho no CEA ocorreu com a edição da Lei nº 5.968, de 28 outubro de 2022, sancionada pelo então governador Reinado Azambuja.

“O ex-governador decidiu incluir o CFTA na Comissão Estadual de Agrotóxicos, a fim de participar e oportunizar os Técnicos Agrícolas no processo de fiscalização do IAGRO junto as revendas de produtos agroquímicos no Estado”, ressaltou Limberger.

O presidente do CFTA lamentou ainda a impossibilidade de se reunir com a diretoria do IAGRO para discutir, avaliar e estabelecer um termo de cooperação nas mesmas condições dos demais conselhos profissionais. “Por esta razão o CFTA terá que retornar a Campo Grande.”