CFTA na Expoagro Afubra 2023
Diretoria do Conselho visita a feira, promovida pela Associação dos Fumicultores do Brasil, em Rio Pardo/RS. A AFUBRA reúne um grande número de profissionais da categoria.
O Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas (CFTA) visitou, nesta semana, a Expoagro Afubra 2023, maior feira da agricultura familiar do Brasil, em Rio Pardo, no Rio Grande do Sul. Promovida pela Associação dos Fumicultores do Brasil (AFUBRA), a exposição chegou este ano à sua 21ª edição e é uma das mais tradicionais do calendário de agroeventos do Estado.
O CFTA foi representado na visita pelo Técnico Agrícola (TA) Jayson de Medeiros Mendes, conselheiro federal por Santa Catarina, gerente da AFUBRA em Tubarão/SC e membro da coordenação da feira. Ele estava acompanhado pelo presidente do CFTA, Mário Limberger. Ambos foram recepcionados pelo presidente daAFUBRA, o Sr. Benício Albano Werner.
Ao longo dos últimos anos, Benício e os demais TAs ligados à AFUBRA têm participado ativamente, junto com a Associação dos Técnicos Agrícolas do Rio Grande do Sul (ATARGS) e a Federação Nacional dos Técnicos Agrícolas (FENATA), do movimento pelo fortalecimento e valorização da profissão de Técnicos Agrícolas. Eles também tiveram forte atuação, em Brasília, nas articulações que resultaram na criação do CFTA, conquistada pela Lei 13.639/2018, a qual, neste domingo, 26 de março de 2023, comemora 5 anos desde a sua instituição.
“Temos uma parceria histórica com a Afubra e com a cadeia do tabaco, uma das grandes geradoras de emprego e renda para o Rio Grande do Sul, especialmente para a agricultura familiar. Esse é um setor que sempre teve grande atuação dos Técnicos Agrícolas, que prestam assistência técnica aos pequenos, médios e grandes produtores não só no tabaco, mas também em outras culturas e na criação de animais. Por isso, o CFTA prestigia anualmente a Expoagro Afubra, que é a vitrine da pujança da cadeia produtiva gaúcha”, disse Limberger.
Na abertura da feira, que começou nesta terça-feira, 20/03, e vai até esta sexta-feira 24/03, o presidente da Afubra destacou que “o setor de tabaco é gerador de inúmeros benefícios sociais, econômicos e ambientais em toda a cadeia produtiva”. Atualmente, a fumicultura envolve 125 mil famílias em 488 municípios do RS, Santa Catarina e Paraná, que plantam em uma área de cerca de 246 mil hectares e dão origem a mais de 40 mil empregos diretos nas indústrias.
Realizada no parque de exposições da Afubra, na localidade de Rincão Del Rey, a Expoagro Afubra reúne mais de 500 expositores, entre agroindústrias, agricultura familiar, fabricantes de máquinas e implementos agrícolas e instituições de ensino, pesquisa e tecnologia, como a Emater-RS e a Embrapa.
Na feira, os visitantes têm oportunidade de conhecer as mais recentes tecnologias disponibilizadas no mercado para as áreas de tabaco, leite, grãos, forrageiras, frutas, hortaliças, cana-de-açúcar e avicultura colonial. “A Expoagro Afubra demonstra o quanto o produtor rural é capaz de fazer e quanto a indústria e a inovação podem contribuir com o avanço da agropecuária brasileira”, ressaltou Limberger.
A edição de 2023 da Expoagro Afubra também celebra os 68 anos de criação da Afubra, que nasceu com o compromisso de apoiar o produtor rural, algo que faz até hoje, sempre com a participação dos TAs.