fbpx

O agro é exemplo para atravessar a crise

silo 

O presidente do CFTA acompanha o setor há mais de 40 anos e afirma que a agropecuária sai fortalecida do período de crise

Imagem: Divulgação

A agropecuária foi apontada como exemplo para manter a economia ativa neste período de combate a pandemia do Coronavírus, na última semana. Em entrevista à revista Globo Rural, o ministro da Saúde, oriundo de Estado agrícola, o Mato Grosso do Sul, Luiz Henrique Mandetta, destacou a importância do agronegócio. "Nós temos safra para colher, uma safra daqui a pouco para plantar e sem alimento não adianta a gente fazer luta, porque quem está segurando a economia desse país é o agro", afirmou.
 
De acordo com dados da Inteligência em Agronegócio Consultoria, as quebras no milho de verão da 1ª safra e na soja do Sul do Brasil, com maior intensidade no Rio Grande do Sul, não são suficientes para impedir o Brasil de obter uma colheita recorde de grãos na atual temporada. No entanto, o resultado da atual safra depende do desempenho da produtividade da 2ª safra e da safra de inverno, em especial da cultura do trigo e milho. 
 
A produção agropecuária que tem como principais culturas o milho, algodão, café, açúcar, soja e a engorda do boi, mesmo sofrendo algumas quedas e recuos dos preços, passam por forte recuperação da safra nacional de soja, aumento da área e da produção na 2ª safra de milho e do incremento de 2,3% na área total a ser plantada em 2019/2020. 
 
Diante do cenário de crise e para inibir grandes impactos na economia, o Governo Federal tomou medidas importantes. Propôs a reposição de repasses aos Fundos de Participação de Estados (FPE) e Municípios (FPM), operações com facilitação de créditos, dentre outras. Em entrevistas em rede nacional, o presidente, Jair Bolsonaro citou uma recomposição no orçamento da assistência social e afirmou que o governo trabalha em “soluções permanentes para problemas estruturais”.  
 
O presidente do CFTA, Mario Limberger, reforça o compromisso com o setor que acompanha há mais de 40 anos e no qual passou por muitas crises. “Passaremos por esta crise e a agropecuária sairá forte mais um vez. Os produtores rurais, técnicos, a indústria não podem parar. Com determinação e coragem sairemos fortalecidos de mais esta batalha”, incentivou.