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Como preencher o TRT de Crédito Rural

 

Neste tutorial veremos como preencher o TRT de Crédito Rural.

Após concluir o preenchimento do TRT, o profissional deve efetuar o cadastro de todos os contratos antes de efetuar a emissão do boleto do TRT.

Possui prazo de 06 meses para preenchimento (Atividades realizadas de 1º de janeiro a 30 de junho, poderão ser registrados até o dia 31 de julho) (Atividades realizadas de 1º de julho a 31 de dezembro, poderão ser registrados até o dia 30 de janeiro do ano seguinte).

O valor total de contratos é de até 800 mil reais.

Não existe limite de contratos que podem ser colocados dentro deste TRT.

O TRT fecha automaticamente ao fechar o prazo de 6 meses ou quando a soma dos contratos fechar 800 mil reais. Existem faixas de valor que são cobrados conforme o somatório total dos valores dos contratos incluídos no TRT. Você pode consultar esta informação através do link: https://www.cfta.org.br/index.php/profissional/taxas-e-valores-de-servicos

O fluxo para o preenchimento do TRT possui as seguintes etapas:

  1. O profissional acessa o ambiente do profissional e preenche o TRT de Crédito Rural
  2. Concluído o preenchimento do TRT, o profissional terá acesso ao número do TRT pelo sistema;
  3. Munido da numeração do número do TRT, o profissional fará o cadastro dos contratos.
  4. O boleto deve ser gerado apenas após o cadastro de todos os contratos.
  5. Compensado o pagamento, a TRT terá validação. 

 Abaixo o procedimento detalhado do preenchimento do TRT.

 

• Logado no sistema, o profissional deve acessar o menu TRT → Preencher Termo de Responsabilidade Técnica 

5.1

 

Escolha o tipo CRÉDITO RURAL;

 

5.2 

No campo forma de registro, o profissional informa se este é o primeiro do TRT para este serviço, ou, se ele é uma substituição ou complementação de um TRT previamente cadastrado. 

3.3

 

Para iniciar o preenchimento de um TRT escolha a opção INICIAL. 

5.4 

 

Se for escolhido o tipo substituição, será necessário informar o número do TRT a ser substituído, conforme exemplo abaixo. 

5.5

 

• Participação

No campo participação, deve ser informado se o profissional prestou ou executou o serviço individualmente ou na companhia de outros profissionais, também deve ser informada a finalidade da obra ou serviço a ser prestado. 

5.6

 

• Validação 

Repita os caracteres disponíveis na imagem acima da caixa descritiva. É importante que os caracteres estejam conforme a imagem, respeitando as letras maiúsculas e minúsculas. Depois clique em Cadastrar.

 5.7

 

 

• Adicionando contratos 

Após a elaboração do TRT será possível adicionar os contratos, para isto clique na opção Cadastrar contratos 

5.8

 

• Atividades contratadas

Preencha as abas de atividades conforme o serviço a ser prestado. Na aba atividade clique em escolher atividade para incluir a opção de AS607- Crédito rural. Informe a unidade de medida e a quantidade. 

5.9

 

• Contrato

De início temos que informar quem é o contratante e o proprietário.

• Contratante e Proprietário

Ao inserir um CPF ou CNPJ, o sistema fará uma busca pelos contratantes previamente cadastrados. Caso ele não esteja cadastrado, um aviso será exibido, informando que o “cadastro está disponível”. Será necessário cadastrar o contratante para prosseguir com o preenchimento dos dados do contrato.

Seguindo adiante, iremos informar o CPF de um contratante já cadastrado no sistema. 

5.10

5.11

5.12

 

• Dados do contrato

A próxima parte se refere aos dados do contrato.

  • No campo “Número do contrato” informe o número do contrato, geralmente utilizado em contratos públicos, onde sua identificação se dá através de um número.
  • No campo “Celebrado em” informe a data do contrato, caso ele exista.
  • Em “Início da Obra/Serviço” coloque a data em que a obra ou serviço foi iniciado.
  • No campo “Previsão do Término” coloque a data prevista para a término da obra ou serviço.
  • No campo “Valor do contrato” insira o valor do contrato firmado.

 

• Endereço

O último campos antes da validação é o endereço da obra ou serviço.

5.13

 

  • País: Informe o País onde está sendo realizada a obra/serviço;
  • CEP: informe o CEP para que o sistema automaticamente localize alguns dados básicos do endereço como Tipo, Logradouro, Cidade e UF;
  • Tipo: Caso não seja retornado através da informação do CEP, uma lista de tipos de Logradouro poderá ser exibida, podendo ser selecionada uma delas;
  • Logradouro: Se o logradouro não for apresentado automaticamente através da informação do CEP, digite-o de forma clara, evitando abreviaturas;
  • Número: informe o número do prédio onde se localiza a obra/serviço;
  • Complemento: Informe o complemento da Obra/Serviço, como por exemplo, Apto, Casa, Quadra, etc;
  • Bairro: Se não for preenchido automaticamente através do CEP informado, digite-o evitando abreviações.
  • Cidade: Informe a cidade onde está sendo realizada a obra/serviço;
  • UF: Caso não apareça automaticamente, selecione a unidade federativa onde será realizada a obra/serviço;
  • Telefone: Informe o número do telefone da obra/serviço, inclusive com DDD;

Para finalizar o preenchimento, clique em adicionar. 

5.14 

 

Após a inclusão de todos os contratos você pode fechar o TRT emitindo o boleto. 

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