fbpx

Concurso Público Nacional Unificado oferece 200 vagas para Técnicos Agrícolas

Site 01

Profissionais com registro no Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas (CFTA) poderão concorrer aos cargos de agente de atividades agropecuárias e de agente de inspeção sanitária e industrial de produtos de origem animal do Ministério da Agricultura.

 Técnicos Agrícolas (TAs) com registro no Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas (CFTA) poderão participar do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), o “Enem dos Concursos”, anunciado pelo governo federal no dia 10 de janeiro. A seleção oferece 200 vagas para TAs, nos cargos de agente de atividades agropecuárias e de agente de inspeção sanitária e industrial de produtos de origem animal do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).

 De acordo com o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), a prova do “Enem dos Concursos” será realizada no dia 5 de maio e terá avaliações objetivas específicas e dissertativas, por área de atuação. A aplicação ocorrerá em 220 cidades, localizadas em todas as unidades da Federação.

 Ainda segundo o MGI, os interessados terão entre 19 de janeiro e 9 de fevereiro para se inscreverem. As inscrições devem feitas pelo próprio candidato e apenas pela plataforma Gov.br. Serão aceitos todos os níveis de conta na plataforma Gov.br (ouro, prata ou bronze). A taxa de inscrição para Técnico Agrícola será de R$ 60.

 Estão isentos do pagamento da inscrição os candidatos que integram o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico); aqueles que cursam ou cursaram faculdade pelo Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) ou pelo Programa Universidade para Todos (ProUni); assim como aqueles que realizaram transplante de medula óssea.

 O MGI reservou percentuais para cotas específicas no CPNU: 5% do total de vagas de cada um dos cargos a candidatos com deficiência e 20% a candidatos negros, além de 30% das vagas para a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) para candidatos de origem indígena.

 A divulgação dos resultados das provas objetivas, bem como dos resultados preliminares das provas discursivas e das redações, acontecerá no dia 3 de junho. Já os resultados finais serão anunciados em 30 de julho. Em 5 de agosto, terá início a etapa de convocação para posse e realização de cursos de formação.

Clique aqui para saber mais sobre o Concurso Público Nacional Unificado