Concurso Público Nacional Unificado oferece 200 vagas para Técnicos Agrícolas
Profissionais com registro no Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas (CFTA) poderão concorrer aos cargos de agente de atividades agropecuárias e de agente de inspeção sanitária e industrial de produtos de origem animal do Ministério da Agricultura.
Técnicos Agrícolas (TAs) com registro no Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas (CFTA) poderão participar do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), o “Enem dos Concursos”, anunciado pelo governo federal no dia 10 de janeiro. A seleção oferece 200 vagas para TAs, nos cargos de agente de atividades agropecuárias e de agente de inspeção sanitária e industrial de produtos de origem animal do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).
De acordo com o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), a prova do “Enem dos Concursos” será realizada no dia 5 de maio e terá avaliações objetivas específicas e dissertativas, por área de atuação. A aplicação ocorrerá em 220 cidades, localizadas em todas as unidades da Federação.
Ainda segundo o MGI, os interessados terão entre 19 de janeiro e 9 de fevereiro para se inscreverem. As inscrições devem feitas pelo próprio candidato e apenas pela plataforma Gov.br. Serão aceitos todos os níveis de conta na plataforma Gov.br (ouro, prata ou bronze). A taxa de inscrição para Técnico Agrícola será de R$ 60.
Estão isentos do pagamento da inscrição os candidatos que integram o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico); aqueles que cursam ou cursaram faculdade pelo Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) ou pelo Programa Universidade para Todos (ProUni); assim como aqueles que realizaram transplante de medula óssea.
O MGI reservou percentuais para cotas específicas no CPNU: 5% do total de vagas de cada um dos cargos a candidatos com deficiência e 20% a candidatos negros, além de 30% das vagas para a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) para candidatos de origem indígena.
A divulgação dos resultados das provas objetivas, bem como dos resultados preliminares das provas discursivas e das redações, acontecerá no dia 3 de junho. Já os resultados finais serão anunciados em 30 de julho. Em 5 de agosto, terá início a etapa de convocação para posse e realização de cursos de formação.
Clique aqui para saber mais sobre o Concurso Público Nacional Unificado