fbpx

CFTA orienta futuros Técnicos Agrícolas sobre os rumos da profissão

Site 1

Para reforçar a identidade profissional dos futuros Técnicos Agrícolas, com vistas à melhor organização da categoria, a equipe de aprendizagem do Conselho ministrou palestra no “Café com Fruticultura”, evento organizado pelo Colégio Politécnico da UFSM.

O Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas (CFTA), participou da série de lives “Café com Fruticultura”, organizada pelo Curso Técnico em Fruticultura EAD do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A equipe de ensino e aprendizagem do CFTA ministrou a nova palestra que visa orientar os futuros Técnicos Agrícolas (TAs), desde o berço da profissão, bem como apresentar o Conselho próprio da categoria.

No encontro 100% on-line e multiplataforma, mediado pelo professor Alessandro Miola, coordenador do curso supracitado, a assessora da Presidência do CFTA, Camila Berclaz, abordou temas importantes aos futuros TAs, que buscam a especialização técnica em fruticultura, uma das 55 modalidades profissionais descritas nas resoluções nº 32 e nº 40 do CFTA. 

Para além da apresentação dos novos membros da Diretoria Executiva do Conselho, os quais lutarão por melhorias na profissão de Técnico Agrícola no quadriênio 2023-2027, destacou-se a legislação profissional vigente e o percentual das principais modalidades de TA. 

Com o objetivo de incentivar o ético exercício profissional, pleno e dentro da lei, abordou-se a relevância de preencher e emitir o Termo de Responsabilidade Técnica (TRT). Este é o documento fiscal obrigatório ao livre exercício da profissão, cujo comprova a experiência e os serviços prestados pelo profissional, conforme a Lei Federal 13.639/2018, que concorda com a resolução nº 36 do CFTA.

Para assistir à live “Cafe com Fruticultura”, na qual a equipe do CFTA ministrou a palestra, que irá impulsionar os futuros profissionais da área ao melhor desempenho da profissão de Técnico Agrícola, clique aqui.

 

Novas escolas recebem o ciclo de palestras do CFTA

Como forma de ampliar a orientação dos futuros Técnicos Agrícolas, a equipe de aprendizagem do CFTA, de 05/07 a 04/10, ministrou oito palestras a diversas instituições de ensino agrícola, como:

  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus São Vicente;
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense- Campus Bagé;
  • Casa Familiar Rural Sebastiana Fernandes Cardoso;
  • ETEC Professor Edson Galvão;
  • Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo;
  • Instituto Federal Goiano - Campus Ceres;
  • Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - Campus Manhuaçu;
  • Colégio Teutônia.

 

202310162

 

Nesta série de encontros virtuais, organizados pelo CFTA, os futuros profissionais receberam, ainda, detalhes de como é a atuação dos Técnicos Agrícolas no mercado de trabalho, bem como deu-se a inauguração do conselho próprio da categoria. 

Caso a sua instituição de ensino tenha interesse em participar do ciclo de palestras do CFTA, em 2023, compreendendo a importância do registro profissional no Conselho ao livre e pleno exercício da profissão de Técnico Agrícola, basta clicar no link a seguir e efetuar o cadastro: https://www.cfta.org.br/index.php/ensino/solicitacao-de-palestra