Frente Parlamentar Mista dos Técnicos Agrícolas mostra força da categoria
O Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas (CFTA) prestigiou a cerimônia de posse dos novos integrantes da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Técnicos Agrícolas (FTA), nesta terça-feira, 11/07, no Congresso Nacional, em Brasília. O colegiado, presidido pelo deputado federal Lucio Mosquini (MDB/RO), conta com o apoio do CFTA, da Federação Nacional dos Técnicos Agrícolas (FENATA) e de Sindicatos e Associações estaduais.
Liderada pelo Presidente, Mário Limberger, a diretoria do Conselho participou da instalação deste novo espaço que levará adiante as lutas da categoria e do agronegócio. A solenidade também contou com a presença do assessor institucional do CFTA, Valdir Raupp.
A nova FTA, que agora é mista, e inclui também senadores na formação do Colegiado, no Congresso Nacional, fortalecerá as bases políticas em defesa da profissão de Técnico Agrícola, e estimulará ainda mais o reconhecimento e a valorização da categoria. Composta por 222 deputados(as) federais e 49 senadores(as), totalizando 272 parlamentares, a FTA terá como prioridade, tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado Federal, a atuação em prol da aprovação do piso salarial dos Técnicos Agrícolas (TAs).
Conforme Limberger, é notória a relevância da Frente, já que, além de travar batalhas pelos direitos e garantias dos TAs, os parlamentares devem estimular cada vez mais a evolução do agronegócio brasileiro.
“O apoio dos deputados e senadores à FTA reforça a importância dos Técnicos Agrícolas na atividade política nos municípios e nos estados”, destaca o presidente do CFTA, Mário Limberger. “Temos uma categoria articulada, que trabalha em defesa de suas pautas e busca se fazer ouvir por seus representantes no Parlamento. Por isso, tivemos essa grande adesão à criação da FTA.”
Presidente do CFTA, Téc. Agr. Mário Limberger
A Frente Parlamentar Mista terá papel fundamental para acompanhar e sugerir projetos de lei e emendas no Congresso Nacional, conforme Limberger. “Além de acompanharmos o andamento das propostas legislativas de interesse da categoria e, principalmente, para coordenar um projeto de política salarial para os Técnicos Agrícolas, também a Frente Parlamentar dos Técnicos Agrícolas juntamente com a organização da categoria, apoiará os projetos e iniciativas de interesse da agropecuária brasileira”.
Mosquini, enalteceu a importância dos Técnicos Agrícolas para o setor agropecuário, lembrando que eles estão presentes em praticamente todas as etapas de produção, destacando que o piso salarial mínimo dos TAs é uma das principais pautas da FTA, mas que não será a única luta em que deputados federais e senadores irão se engajar.
“A nossa maior bandeira é o reconhecimento deste profissional. É o Técnico Agrícola que acorda cedo, que pega sol, que toma chuva. É ele que é culpado pelos erros. É ele que acerta e fica em silêncio. É esse profissional que precisamos acordar”, afirma Mosquini, presidente da FTA.
Dep. Fed. Lucio Mosquini, presidente da Frente Parlamentar Mista dos Técnicos Agrícolas
Já o senador Alan Rick (AC), vice-presidente da FTA, enfatizou a necessidade de proteger os direitos profissionais dos técnicos agrícolas, com o respeito as suas atribuições legais.
Senador Alan Rick (AC), vice-presidente da Frente Parlamentar Mista dos Técnicos Agrícolas
O senador Zequinha Marinho (Podemos/PA) representou a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) na solenidade de instalação da FTA. O parlamentar paraense disse que os Técnicos Agrícolas também podem contar com o apoio da FPA.
Senador Zequinha Marinho, membro da FPA.
Além de Mosquini, empossado pela 2º vez como presidente da Frente Parlamentar, do vice-presidente da Frente, Senador Alan Rick (União/AC), e do Secretário da Frente, Deputado Federal Daniel Agrobom (PL/GO), tomou posse o Tesoureiro da Frente, Deputado Sérgio Souza (MDB/PR).
Um grande número de deputados federais, senadores, prefeitos, dirigentes de órgãos municipais, estaduais e federal, representantes de entidades da cadeia do agronegócio e TAs de praticamente todos os estados brasileiros participaram da solenidade de instalação da FTA, na sede da Aprosoja Brasil.
Para Limberger, a instalação da FTA já é de suma importância para a categoria, visto que fortalecerá ainda mais a base política em prol dos TAs brasileiros.
“Esta frente parlamentar já nasce vitoriosa. Ela é fruto de um trabalho intenso dos gabinetes dos deputados e dos senadores que aderiram a nossa proposta”, afirma o presidente do CFTA.
Autoridades presentes na posse da Frente Parlamentar
SENADORES:
1) SENADOR ZEQUINHA MARINHO
2) SENADOR ALAN RICK
3) SENADOR ESPERIDIÃO AMIN
4) EX-SENADOR VALDIR RAUPP
DEPUTADOS:
1) DEPUTADO LÚCIO MOSQUINI
2) DEPUTADO DANIEL AGROBOM
3) DEPUTADO WELTER
4) DEPUTADA CORONEL FERNANDA
5) DEPUTADO HEITOR SCHUCH
6) DEPUTADO EVAIR VIEIRA DE MELO
7) EX-DEPUTADO EDINHO BEZ (FRENLOGI)
8) EX-DEPUTADA MARINHA RAUPP
PREFEITO:
1) VILMAR CAPELLARO – PREFITO DE LAGOA GRANDE
DEMAIS CONVIDADOS:
1) THIAGO SILVA DE ALMEIDA - CEASA/DF
2) ANA PAULA HUMMEL – FPA
3) DANIEL LACERDA – HORTIBRAZ
4) VOLNEI STEFANELLO – PRESIDENTE DA ABRASSAM
5) PAULO HENRIQUE COSTA – ABRASSAM
6) LOISELENE TRINDADE ROCHA – DIRETORA-EXECUTIVA EMATER/DF
7) MARTINHO COLPANI – DIRETOR NA COLPANI PESCADOS
8) ANTÔNIO BARRETO – SUBSECRETÁRIO SEAGRI/DF
9) EDINHO BEZ – FRENLOGI
10) FABRÍCIO MORAES ROSA – DIRETOR EXECUTIVO APROSOJA
11) WILMARA SILVEIRA – APROSOJA
12) WARLEY MARCOS NASCIMENTO – CHEFE GERAL DA EMBRAPA HORTALIÇAS
13) MARINHA RAUPP – REPRESENTANDO SENADOR MAURO CARVALHO/MT
14) EQUIPE DO CANAL RURAL