fbpx

Conselheiro Federal adere à campanha de incentivo à doação de sangue

202306121

Representante dos Técnicos Agrícolas no estado do Rio de Janeiro, Nelson Buarque Cavalcanti Júnior, entra na luta pela conscientização da importância da doação de sangue.

O Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas (CFTA) ganhou um grande reforço na campanha “Técnico Solidário”, que busca conscientizar e incentivar os Técnicos Agrícolas (TAs) sobre a relevância do ato de doar sangue regularmente. Nelson Buarque Cavalcanti Júnior, Conselheiro Federal do CFTA no estado do Rio de Janeiro (RJ), uniu-se aos colaboradores do Conselho, que compreenderam a importância da doação de sangue, que, em apenas um ato, conforme o Ministério da Saúde (MS), pode salvar até quatro (4) vidas.

Cavalcanti anda na contramão dos dados alarmantes que revelam a necessidade de estimular cada vez mais a doação regular de sangue em todo o território brasileiro. Há muitos anos doador, ele já doou sangue dezoito (18) vezes, bem diferente de 98,6% da população brasileira, que não doa sangue frequentemente.

No Brasil, segundo o MS, apenas 1,4% da população doa sangue regularmente, menos da metade do que é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Ou seja, a cada mil (1.000) brasileiros, apenas quatorze (14) fazem este ato de solidariedade. Inclusive, no RJ, estado em que Cavalcanti é doador, os dados são ainda mais impactantes, pois, conforme o Instituto Estadual de Hematologia do Rio de Janeiro (Hemorio), menos de 1% da população fluminense é doadora regular de sangue. 

Com isso, nota-se a importância de se reforçar a conscientização da importância e da necessidade da doação de sangue regular. De acordo com o MS, cada doação de sangue pode salvar até quatro (4) vidas, o Conselheiro Federal, após as dezoito doações que fez, pode ter salvado até 72 vidas.

202306122

O Conselheiro Federal do CFTA, no RJ, Nelson Buarque Cavalcanti Júnior, tem a carteirinha de doador regular de sangue, por fazer deste ato voluntário uma rotina em sua vida.

“Doar sangue é a oportunidade de ajudar muitas pessoas, já que, com apenas uma doação, conseguimos transformar a vida de diversos indivíduos”, afirma Cavalcanti, que ainda encoraja os TAs brasileiros à doação de sangue, revelando a importância de superar quaisquer medos em prol da saúde da população: “não acho que a doação de sangue doa, não. Os profissionais responsáveis pelos procedimentos de coleta têm muita prática”.

 

Ele ainda revela que, às vezes, desloca-se à doação por conta própria, mas que também participa de campanhas de incentivo organizadas por entidades, destacando, inclusive, ações promovidas por seu clube de futebol do coração: o Clube de Regatas Vasco da Gama.

“Em algumas oportunidades, faço a doação quando meu centro espírita ou o meu time de futebol, o Vasco da Gama, fazem campanha. Além disso, quando algum amigo ou alguém necessita de sangue, como ocorreu há algum tempo, quando um conhecido sofreu um acidente de carro, faço a doação de sangue para ajudar, o que é um grande prazer”.

O Conselheiro Federal do CFTA, responsável por representar os TAs no estado fluminense, reforça alguns cuidados que o doador deve ter para que o processo de coleta de sangue ocorra bem e a recuperação seja mais fácil ainda.

“Embora uma única vez tenha sentido um pouco de tontura, já que não havia me alimentado corretamente, nunca tive maiores problemas nestas dezoito doações que fiz. É importante lembrar que, para a doação e o pós-doação, é preciso estar bem alimentado, consumir bastante água, não consumir bebidas alcoólicas e não fazer muito esforço durante 12 horas”.

 

Doe sangue e salve vidas!

Faça a diferença na vida de quem necessita de uma doação de sangue, assim como os colaboradores do CFTA, que entraram nesta corrente do bem. Ao doar sangue, peça para alguém fazer uma fotografia do momento da doação e a envie para a nossa equipe de Comunicação publicá-la em nossas redes sociais, estimulando que mais TAs se unam nesta campanha em prol da vida.

Para enviar a fotografia da sua doação de sangue, basta clicar aqui ou no botão abaixo e preencher um breve formulário:

202306123