Na Emater-RJ, diretoria do CFTA fortalece a profissão de Técnico Agrícola
Para promover a categoria frente às demandas do mercado agropecuário, as diretorias debateram a importância dos profissionais registrados no CFTA nas ações de fortalecimento da produção de alimentos no Rio de Janeiro.
Fortalecer a atuação dos Técnicos Agrícolas (TAs) no estado do Rio de Janeiro (RJ) e expandir o apoio aos pequenos agricultores, por meio de ações de assistência técnica e extensão rural. Estes foram os principais objetivos da visita da diretoria do Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas (CFTA) à sede da Emater-Rio, no município de Niterói, no último dia 19.
O Presidente do CFTA, Mário Limberger, e o Conselheiro Federal do CFTA no estado do RJ, Nelson Buarque Cavalcanti Júnior, reuniram-se com o Presidente da Emater-Rio, Marcelo Monteiro da Costa, com Wellington Machado, um dos diretores da empresa, e com TAs. No encontro, eles avaliaram o cenário do exercício da profissão no estado e defenderam o fortalecimento da Emater-Rio para que possa apoiar ainda mais a agricultura familiar estadual.
“Começamos a alinhar uma estratégia para robustecer ainda mais o trabalho dos Técnicos Agrícolas do estado do Rio, por meio de instrumentos que o CFTA dispõe para auxiliá-los”, disse Limberger. Nesse sentido, o Conselho apresentou à Emater-Rio uma proposta de convênio de cooperação.
De acordo com o CFTA, a aproximação com a Emater-Rio visa ampliar o espaço de atuação dos TAs no estado, para que possam exercer plenamente as suas atividades, seja orientando os produtores nas suas rotinas diárias no campo ou elaborando projetos de crédito rural, laudos ambientais e Boletim de Produção Agrícola, entre outros
“O CFTA quer trabalhar com os órgãos ligados à agropecuária no governo do estado do Rio de Janeiro, como a Emater-Rio, para criar condições ainda mais favoráveis ao exercício da profissão de Técnico Agrícola. Isso também terá impacto no desempenho das lavouras dos pequenos produtores”, sublinha Limberger.
A diretoria do CFTA está agendando o retorno ao RJ para prosseguir com as ações de fortalecimento da atuação da categoria. Depois da Páscoa, uma delegação do CFTA irá ao estado para reforçar a aproximação com a Emater-Rio, com a Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento e com órgãos que tenham ligação com atividade rural e com os TAs.
A visita no RJ faz parte de uma série de ações que o CFTA tem desenvolvido nos estados, como Rondônia, São Paulo e Goiás, para apresentar o mais novo Conselho de Fiscalização profissional. Neste ano, o CFTA intensificará as visitas aos estados para fortalecer ainda mais a aproximação dos TAs com os governos estaduais, visando contribuir com o aumento da produção da agricultura familiar nos estados.