fbpx

CFTA promove nova capacitação para o SITAG

20221201

 

Técnicos agrícolas registrados no Conselho aperfeiçoam seus conhecimentos no preenchimento de TRTs e demais funcionalidades da ferramenta SITAG.

Após o verdadeiro sucesso da edição inaugural, a equipe de Qualificação Profissional do CFTA ministrou, nesta quarta-feira, 29/11, o II Curso sobre o Sistema de Informação do Técnico Agrícola (SITAG). Mais de sete dezenas de Técnicos Agrícolas estiveram presentes nesta preparação 100% On-line e Ao Vivo, em que, passo a passo, detalhou-se as singularidades dessa ferramenta virtual, essencial para a elaboração - e emissão - dos Termos de Responsabilidade Técnica (TRTs), documentos obrigatórios ao exercício profissional, conforme a Lei 13.639/18.

A ferramenta SITAG, dividida em duas partes, menu superior de ação e menu lateral inferior (histórico), foi, inicialmente, analisada, aba a aba. Neste ponto, destaca-se a aba TRT, na qual é possível elaborar os TRTs, documentos de preenchimento obrigatório, imprescindíveis para o exercício de serviço ou obra, que exijam habilitação legal e conhecimentos específicos, bem como para a obtenção de crédito rural, receituário agrícola, entre outros.

Além disso, explicou-se, também, as funcionalidades da aba Contratantes, na qual é possível pesquisar e cadastrar os dados dos contratantes, tanto pessoa física, quanto jurídica, para os quais o profissional prestou serviços. No menu superior de ação, destacou-se, ainda, a aba Certidões, na qual o Técnico Agrícola pode solicitar e consultar as certidões técnicas emitidas ou que estejam em análise. Nesta aula, aprofundou-se a apresentação dos tipos de certidões, ao que, posteriormente, houve a exemplificação de como deve ser emitida da Certidão de Acervo Técnico (CAT), a qual é de suma importância para a comprovação dos serviços e obras prestados pelo profissional, bem como das demais certidões disponíveis no SITAG.

Na segunda parte deste evento Multiplataforma, detalhou-se como cadastrar e pesquisar, de forma virtual, os protocolos, na ferramenta SITAG, possibilitando a resolução de possíveis dificuldades do Técnico Agrícola frente a algumas demandas relativas ao exercício profissional. Subdividido em três assuntos (Financeiro, Profissional e TRT), o cadastro de Protocolos permite que o Técnico Agrícola solicite a verificação de informações armazenadas no SITAG.

Portanto, para qualificar-se, compreendendo como preencher corretamente as TRTs, e aprendendo a utilizar a ferramenta SITAG, participe dos próximos preparatórios organizados pelo CFTA.

 

Em breve, serão abertas novas turmas, por isso, fique atento ao site do CFTA e também as nossas redes sociais.

 

Instagram: https://www.instagram.com/cftabr

Facebook: https://www.facebook.com/cftabr