fbpx



202308301

PRESIDENTE: Mário Limberger

É Técnico Agrícola, natural do município de Arroio do Tigre e reconhecido por exercer o notável papel na produção agrícola do país. Inspirado na militância política e sindical de seu pai, ingressa ainda jovem na Escola Agrotécnica de Sertão, onde recebe o título de Técnico Agrícola, em 1973. Um idealizador frente às principais lutas da categoria. Dedica os melhores anos de sua vida aos Técnicos Agrícolas, sempre com o apoio incondicional de sua família que compreendem a importância do fortalecimento das pautas para os avanços rurais, de sustentabilidade e da cadeia produtiva.



Lutas

Bom articulador, o jovem gaúcho uniu-se a velha guarda dos Técnicos Agrícolas - que haviam fundado, em 1941, a primeira entidade dos Técnicos Agrícolas do Brasil, Associação dos Técnicos Rurais do Rio Grande do Sul (ATR), - para retomar a luta por dignidade para centenas de profissionais desvalorizados pelo Conselho Regional de Agronomia (CREA) e Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CONFEA).

Em 1975, logo após a reorganização da Associação dos Técnicos Agrícolas do Rio Grande do Sul (ATARGS), Mário liderou a luta pela regulamentação profissional conseguindo tal feita em 1985, e enfrentando com ousadia o enfrentamento do Conselho Federal dos Engenheiros, Arquitetura e Agronomia (CONFEA) e dos CREAs, que naquela época alegavam que o Decreto 90.922 era inconstitucional. Foi a primeira grande vitória para os Técnicos Agrícolas que começaram a deixar de ser meros coadjuvantes no mercado de trabalho, para assumir sua autonomia profissional.



Marca

A sua luta por um Conselho Próprio, pelo Decreto 4.560/2002 e a organização das Associações na década de 70 e posteriormente dos Sindicatos em todo o País, geram um clima de confiança nos Técnicos Agrícolas, que tem sido a grande marca de Mário Limberger, que está no 2º mandato como presidente do CFTA.

 

 

 

202308302

VICE-PRESIDENTE: Jânio Marcos Feitosa

Técnico Agrícola, formado em 1989 no RJ, mudou-se para o Mato Grosso para atuar na Prefeitura de Sorriso. Anos após, parte para ser empreendedor, constituindo a Soriflora, atuando com consultoria florestal, assistência técnica e comercialização de insumos para a lavoura e pecuária. Participa ativamente do Movimento dos Técnicos Agrícolas do estado do Mato Grosso.

 

 

202308303

DIRETOR-ADMINISTRATIVO: Josimar Torres Luiz

Técnico Agrícola, natural de Juruaia/MG, é filho de cafeicultores e auxiliou a família até os 15 anos na propriedade. Formou-se Técnico Agrícola, em 2005, pela Escola Agrotécnica Federal de Muzambinho, onde se especializou na Tecnologia de Cafeicultura em 2009, pelo Instituto Federal do Sul de Minas. No período de 2009 a 2014, partiu para a área de empreendedorismo, trabalhando na produção de café no Sítio Boa Vista. De 2012 a 2013, foi tutor de ensino à distância do curso técnico em Cafeicultura, no Instituto Federal do Sul de Minas, campus Muzambinho. Posteriormente, em 2014 e 2015, atuou na área de vendas da Cooperativa Cooxupé, sendo que, em 2022, especializou-se em Cafeicultura “pós-Graduação” pela Referência em Educação para o Agronegócio (Rehagro). Conselheiro Federal do CFTA, em 2022, e, atualmente, exerce suas atividades profissionais na área de Desenvolvimento Técnico da Cooxupé.

 

 

202308304

DIRETOR FINANCEIRO: Valdecir Aparecido Vasconcelos

Técnico Agrícola, formado em 1994, pela Escola Estadual Professor “Urias Ferreira” em Jaú, estado de São Paulo. É filho de agricultor familiar, onde sempre trabalhou para ajudar a família, sempre participando de eventos em defesa do agronegócio paulista e nacional. Logo, iniciou seu exercício profissional em fazenda de café, laranja, seringueira e pecuária. Em 1999, começou a trabalhar com vendas de defensivos agrícolas, e, em 2001, ingressou numa empresa de agroquímicos, para trabalhar com pesquisa e desenvolvimento de produtos. De 2009 a 2012, assumiu como secretário de Meio-Ambiente do município de Tabatinga/SP. Atuou também como vereador e presidente da Câmara Municipal de Tabatinga, onde posteriormente foi diretor de Agricultura e Meio Ambiente do Município. Em 2013, iniciou suas atividades no Sindicato Rural, especializando-se na área ambiental até 2017, onde aproveitou a oportunidade da experiência no associativismo para ingressar como empreendedor, criando sua empresa de consultoria ambiental e regularização de imóveis rurais, atividade onde continua até hoje. Atualmente, é presidente da Associação dos Técnicos Agrícolas do Estado de São Paulo (Atesp) e vice-presidente da Fenata.

 

 

202308305

DIRETOR DE FISCALIZAÇÃO E NORMAS: Gilmar Zachi Clavisso

Técnico Agrícola, formado na Escola Agrícola de Paraguaçu Paulista/SP, em 1978. Trabalhou em empresa de projetos, laudos e consultoria no estado de São Paulo. Posteriormente, no estado do Paraná, iniciou suas atividades profissionais na Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER/PR) por 38 anos. Em 1987, fundou o Sindicato dos Técnicos Agrícolas do Paraná. Em 2003 e 2004, foi assessor do Bloco Agropecuário da Assembleia Legislativa do Paraná. Foi secretário de Meio Ambiente no Município de Piraquara nas gestões 2005/2008 e 2008/2012. Atualmente é aposentado, trabalha como agricultor e realiza projetos e consultorias. Ocupa as seguintes funções: vice-presidente da Fenata e da Associação dos Técnicos Agrícolas do Paraná (ATAEPAR). Participa há mais de 30 anos do movimento dos Técnicos Agrícolas, no Estado e no Brasil.