fbpx


CFTA

Conheça os integrantes da primeira diretoria do CFTA que trabalharam para organizar o Conselho dos Técnicos Agrícolas!







PRESIDENTE: 
Mário Limberger

É Técnico Agrícola, natural do município de Arroio do Tigre e reconhecido por exercer o notável papel na produção agrícola do país. Inspirado na militância política e sindical de seu pai, ingressa ainda jovem na Escola Agrotécnica de Sertão, onde recebe o título de Técnico Agrícola, em 1973. Um idealizador frente às principais lutas da categoria. Dedica os melhores anos de sua vida aos Técnicos Agrícolas, sempre com o apoio incondicional de sua família que compreendem a importância do fortalecimento das pautas para os avanços rurais, de sustentabilidade e da cadeia produtiva.



Lutas

Bom articulador, o jovem gaúcho uniu-se a velha guarda dos Técnicos Agrícolas - que haviam fundado, em 1941, a primeira entidade dos Técnicos Agrícolas do Brasil, Associação dos Técnicos Rurais do Rio Grande do Sul (ATR), - para retomar a luta por dignidade para centenas de profissionais desvalorizados pelo Conselho Regional de Agronomia (CREA) e Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CONFEA).

Em 1975, logo após a reorganização da Associação dos Técnicos Agrícolas do Rio Grande do Sul (ATARGS), Mário liderou a luta pela regulamentação profissional conseguindo tal feita em 1985, e enfrentando com ousadia o enfretamento do Conselho Federal dos Engenheiros, Arquitetura e Agronomia (CONFEA) e dos CREAs, que naquela época alegava que o Decreto 90.922 era inconstitucional. Foi a primeira grande vitória para os Técnicos Agrícolas que começaram a deixar de ser meros coadjuvantes no mercado de trabalho, para assumir sua autonomia profissional.



Marca

A sua luta por um Conselho Próprio, pelo Decreto 4.560/2002 e a organização das Associações na década de 70 e posteriormente dos Sindicatos em todo o País, geram um clima de confiança nos Técnicos Agrícolas, que tem sido a grande marca do presidente, Mário Limberger.



VICE-PRESIDENTE: Claudionei Simon

Técnico Agrícola, formado pela Escola Agrotécnica da UFRR, em 1997. Bacharel em Ciências Contábeis e Acadêmico de Zootecnia. Filho de agricultores familiares, morou em colônia agrícola até os 15 anos de idade. Atuou na formulação e articulação dos Planos de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCRs) dos profissionais técnico agrícolas de Roraima. Atuou por mais de sete anos na Assistência Técnica e Extensão Rural junta a Agricultores Familiares. Possui habilidades em elaboração de projetos Agrícolas, Diagnóstico e Plano de Desenvolvimento Rural. Atualmente é presidente do Sindicato dos Técnicos Agrícolas de Roraima, Diretor da Federação Nacional dos Técnicos Agrícolas (FENATA) e vem atuando como Técnico de Fiscalização Agropecuário, na Agência de Defesa Agropecuária do Estado de Roraima (ADERR).



DIRETOR ADMINISTRATIVO: Gilmar Zachi Clavisso

Técnico Agrícola, formado na Escola A.T.A  Paraguaçu Paulista – SP, em 1978. Trabalhou em empresas de Consultoria e na Empresa  de Assistência Técnica e Extensão Rural no Estado do Paraná (EMATER/PR) por 38 anos. Fundador do Sindicato dos Técnicos Agrícolas do Paraná em 1987. Assessor do Bloco Agropecuário da Assembleia Legislativa do Paraná em 2003 e 2004. Secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Turismo no Município de Piraquara na gestão 2005/2008 e na gestão 2008/2012. Atualmente é aposentado e trabalha como agricultor e consultoria. Ocupa as seguintes funções: Vice Presidente da FENATA e da Associação dos Técnicos Agrícolas do Paraná (ATAEPAR). Atualmente, é o Presidente do Sindicato dos Técnicos Agrícolas do Estado do Paraná (SINTAG – PR). Participa há mais de 30 anos do movimento dos Técnicos Agrícolas, no Estado e no Brasil.



DIRETOR FINANCEIRO: Silvio dos Santos

Técnico Agrícola, natural de São Paulo/SP, formado pelo Colégio Agrícola de Judiaí. Graduado em Administração de Empresas com pós-graduação em Marketing pelo UNI-MARCO/SP. Desenvolveu sua carreira profissional no setor de abastecimento de hortifruti e comercio varejista, atuando em grandes grupos como Carrefour, Wal-Mart e Pão de Açúcar. Participa desde 1987 no Movimento dos Técnicos Agrícolas, exercendo cargos de Diretoria em entidades de representação profissional e defesa dos direitos dos Técnicos Agrícolas. Atualmente, é o presidente do Sindicato dos Técnicos Agrícolas de São Paulo (SINTAESP) e diretor da Associação dos Técnicos Agrícolas de São Paulo (ATAESP). Em 2018, foi eleito conselheiro do Sport Club Corinthians Paulista.



DIRETOR DE FISCALIZAÇÃO E NORMAS: José Paulo dos Santos Silva

Técnico Agrícola, formado pela Escola Agrotécnica Professor Roberval Cardoso na cidade de Rio Branco/AC. Filho de agricultores familiares, tendo atuação destacada na organização de em Associações de Produtores Rurais onde presta assessoria técnica. Trabalhou de 2000 a 2008 no Instituto de Terras do Estado do Acre, em 2008 com a ajuda e orientação da FENATA reativou o SINTAG-AC estruturando o movimento Estadual. Desde 2012 como Extensionista Rural. Sob sua liderança, conquistou para os Técnicos Agrícolas do Acre o Plano de Cargos e Salários através de Leis estaduais, garantindo melhorias significativas nos salários dos Técnicos Agrícolas.


 Foto: Divulgação